|
Hoje em dia, principalmente nas grandes cidades, os Fitness Centers (academia de condomínio) e as ruas, continuam disputando alunos com as academias. Isto vem crescendo pela praticidade e economia de tempo, e alguns outros fatores relevantes como a segurança, por exemplo.
Em Ribeirão Preto, especificadamente, existem vários condomínios com esse tipo de atrativo que são importantíssimos para a promoção de saúde e do desporto. Porém, não devemos esquecer da importância dos recursos técnicos. É fundamental a avaliação e orientação de um profissional de Educação Física, para que se possam entender algumas diferenças: o que é Atividade Física e Exercício Físico.
Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), para ser denominado como Exercício Físico temos que ter controle de algumas variáveis, como a modalidade apropriada, o volume correto, a intensidade correta e o principal, a progressão do exercício individualizado. Para isso é necessário a orientação de um Profissional de Educação Física.
“De nada adianta aparelhos lindos de alta tecnologia, ou simplesmente sair correndo por aí. Pois estamos falando de saúde e saúde depende muito mais do que simples máquinas. O material humano, o conhecimento profissional, isto sim faz diferença em um programa de treinamento”.
Como disse anteriormente, é importante esse tipo de atrativo, e que surjam cada vez mais espaços para a prática de Exercício Físico. Apenas não podemos esquecer que não devemos permitir que alguém use sem prévia Avaliação Médica e um programa de exercício físico elaborado por um profissional de Educação Física onde respeite suas individualidades.
As políticas de Saúde Públicas estão incentivando a prática de Exercício Físico em qualquer local, sejam em praças públicas, parques, fitness centers ou em academias, mas assegurando existir sempre um profissional, para que todo tipo de pessoa: diabético, idoso, cardiopata, crianças, ou com qualquer patologia ou limitação física, usem esses espaços e sejam agraciadas com seus benefícios.
CONFEF - O Conselho Federal de Educação Física vem fiscalizando tais práticas em todo o Brasil. Em algumas cidades como Porto alegre, a Câmara Municipal já vem ajudando com algumas providências, criando recentemente a Frente Parlamentar da Educação Física. Segundo Edgar Meurer, em uma carta publica em: 14/08/2008 no site do COFEF, “uma nova legislação pode estar surgindo”.
Então pessoal, agora vamos praticar exercício físico e correr sem culpa, e o principal, sem risco.
|
|
|
Fonte: www.sindiconet.com.br
|
|