|
Se a sua conta de energia apresentou elevação significativa, sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo, cuidado. Você pode estar com problemas nas instalações elétricas.
O alerta é da CPFL Paulista. Segundo a companhia, o aumento sem explicações nos gastos com a conta de luz, o aquecimento de interruptores e tomadas, assim como lâmpadas e equipamentos eletrônicos que deixam de funcionar subitamente e depois voltam, sem que ninguém tenha mexido neles, são alguns indícios de que há problemas na rede elétrica.
"Pontos quentes na rede elétrica são preocupantes e podem provocar acidentes e queima de aparelhos mais sensíveis", informa o gerente regional da empresa, Edson Amaral Jr.
Instalações antigas
Em geral, as instalações antigas são mais propensas a apresentar defeitos e provocar fuga de energia, elevando o valor da conta e colocando a residência em risco, com curtos-circuitos e até incêndios.
Isso porque, explica Amaral, há pouco mais de 25 anos não existiam micro-ondas, DVDs, home theater, entre outros aparelhos. Em outras palavras, as instalações elétricas estavam dimensionadas para suportar poucos equipamentos.
Para evitar complicações, o gerente aconselha evitar o uso de benjamins, por exemplo, e, ao perceber qualquer problema, recorrer a um eletricista.
"Procure não sobrecarregar as instalações, não use benjamins para ligar mais de um aparelho na mesma tomada e fique de olho nos sinais que indicam a necessidade de reforma no sistema elétrico. Se achar conveniente, solicite para um profissional fazer um check-up das instalações elétricas da sua casa. A prevenção ainda é mais barata que o conserto dos estragos."
|
|
|
Fonte: www.sindiconet.com.br
|
|